skip to Main Content
Empresas Holding X Truste – Saiba Como Diferenciá-las!

Empresas holding x truste – Saiba como diferenciá-las!

Saber a diferença entre empresas holding x truste é fundamental para quem quer investir em uma holding, mas ainda não sabe por onde começar (ou a diferença entre os termos).

Hoje falaremos da diferença entre empresas holding x truste para que você entenda, de uma vez por todas, o que significa cada um desses termos!

Vamos lá?

O que são empresas holding?

Holdings são empresas que detém a maior parte das ações sobre outras empresas. É como uma acionista majoritária que, por sua vez, possui total controle sobre os negócios das outras.

Em outras palavras, imagine o sistema nervoso central ou, se preferir, a cabeça de alguém (é até mais simples). É dali que vem os comandos para os membros se moverem, certo?

A cabeça é como a holding, enquanto os membros são as empresas controladas pela Holding.

Dessa forma, podemos entender que a holding é como um grande centro de controle, uma empresa-mãe, cujo principal objetivo é administrar um conglomerado de empresas.

Por que ter uma holding?

Médios e grandes empresários optam por ter uma holding por conta de alguns fatores-chave, como a melhor estrutura de capital, aspectos tributários e melhor administração dos negócios.

Um exemplo prático para você entender melhor

Imagine que uma marca estrangeira de computadores superpotentes quer começar a vender seus produtos no Brasil. Em paralelo a isso, a marca “Cell” quer investir no mercado de computadores mais potentes, mas não possui recursos para isso ou qualquer experiência no ramo.

E agora?

Bem… a marca estrangeira não possui uma rede de vendas no Brasil, enquanto a “Cell” possui.

O que essas empresas podem fazer, você me pergunta… E eu te respondo que a Cell pode criar uma holding chamada “Cell Holding”. A partir de agora, a “Cell Holding” é dona de 100% das ações da “Cell” e de mais da metade das ações da empresa estrangeira.

“Tudo bem, agora entendi o que é uma empresa holding, mas o que é truste?” – você me pergunta…

Empresa holding x truste – a grande diferença

As trustes são um caso bem diferente. Estamos falando de negócios que já detinham boa parte do mercado e eram concorrentes. Elas se fundem e criam corporações gigantescas, muito maiores do que as holdings!

Um exemplo bem recente disso é a fusão da 21st Century Fox, detentora de várias empresas poderosas, como o estúdio 20th Century Fox, e a Disney.

A fusão foi aprovada e, por pouco, não esbarrou na lei antitruste. Mas, pode acontecer, caso seja identificado o monopólio.

Resumindo:

A empresa holding é uma empresa que controla duas ou mais empresas do mesmo segmento, que não são necessariamente concorrentes e nem detém a maior parte do mercado.

Enquanto isso, trustes são negócios gigantescos que se fundem para obterem fatias ainda maiores do mercado.

Se você quer abrir a sua holding e evitar problemas legais, garantir benefícios como uma tributação menos agressiva e ter a contabilidade em dia, entre em contato com a Master. Nós podemos te ajudar com a consultoria necessária para abrir sua holding da forma certa.

Siga-nos no Facebook: @masterconsultores.ltda

Sucesso e até breve.

#masterconsultores #mastersãopaulo #contabilidadesãopaulo #empresasholding #mastercontabilidade

Back To Top