skip to Main Content
Como Funciona Uma Holding?

Como funciona uma holding?

Quer ter uma empresa nesse formato, mas não sabe como funciona uma holding? Então, confira o post que preparamos para você!

É normal ter dúvidas sobre como funciona uma holding – esse tipo de negócio ainda causa muitas dúvidas na cabeça do empreendedor brasileiro. Mas, não dá para negar, esse modelo empresarial vem ganhando mais atenção por parte dos empresários!

Hoje falaremos justamente sobre a holding e o seu funcionamento – para que você entenda a real importância desse tipo de empresa e o que ela faz, de fato.

A Holding e a sua importância

Holdings são empresas que detém a maior parte das ações sobre outras empresas. É como uma acionista majoritária que, por sua vez, possui total controle sobre os negócios das outras.

Em outras palavras, imagine o sistema nervoso central ou, se preferir, a cabeça de alguém (é até mais simples). É dali que vem os comandos para os membros se moverem, certo?

A cabeça é como a holding, enquanto os membros são as empresas controladas pela Holding.

Dessa forma, podemos entender que a holding é como um grande centro de controle, uma empresa-mãe, cujo principal objetivo é administrar um conglomerado de empresas.

Esse trecho que explica o que é uma holding vem de um outro artigo nosso. Aqui, no Blog da Master, nós já falamos um pouco sobre holdings em um post, onde destacamos a diferença entre holding e truste. Você pode ler clicando aqui!

Como funciona uma holding e o que ela faz

Cada tipo de holding possui funções bastante específicas, como:

  • Holding Pura – possui participação no capital de outras empresas, e é uma espécie de empresa controladora;
  • Holding Mista – exerce atividades empresariais independentes das sociedades que controla;
  • Holding de Participação – é uma holding que apenas quer fazer parte da sociedade, não tem controle sobre todas as outras empresas, só participa delas.
  • Holding Familiar – tem como propósito controlar o patrimônio de uma família e dos seus membros, cujas empresas estão em seus nomes.

Com isso, podemos compreender que holdings funcionam de maneiras diferentes! Tudo depende da atividade e do tipo de holding.

Segurança Patrimonial é parte de como funciona uma holding!

O patrimônio da empresa se torna impenhorável quando está sob uma holding empresarial, já que os bens de determinada pessoa ou empresa ficam inacessíveis por ações fiscais e jurídicas que ameaçam colocar o patrimônio corporativo em risco.

A Sucessão patrimonial também é mais fácil

A Sucessão Patrimonial permite que o administrador da empresa defina para quem vai o quê, como o processo de sucessão acontecerá e quando.

A Holding também pode atuar comercialmente

Desde que não seja no segmento industrial e que as atividades comerciais não sejam seu objetivo primário.

Quer montar a sua holding? Fale conosco! Nós podemos te ajudar!

Agora que você já sabe como funciona uma holding, já deve estar pensando em montar o seu próprio negócio neste modelo, certo?

Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e comece a formação da sua holding. Nós, da Master Consultores, podemos te ajudar com isso, além de te orientar sobre as melhores decisões que você pode tomar em prol do seu negócio.

Sucesso e até breve.

Siga-nos no Facebook: @MasterConsultores.ltda

#masterconsultores #mastercontabilidade #tudosobreholding #contabilidadesãopaulo #mastersãopaulo

Back To Top