
Licença para Drone – Quais os documentos necessários para pilotar um drone?
Índice
Saiba como tirar licença para drone e garanta assim, a segurança da sua atividade e das pessoas ao redor.
Para pilotar um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), para fins recreativos ou comerciais, é preciso então, estar registrado em 3 órgãos federais responsáveis por sua regulamentação. Entenda quais são eles e como tirar a sua licença para drone agora mesmo. Confira!
Conheça os 3 órgãos responsáveis pela regulamentação dos drones no Brasil e o passo a passo para tirar a sua licença de pilotagem
Seja pela curiosidade em pilotar um drone, ou então com o objetivo de faturar muito dinheiro com esse mercado que vem crescendo constantemente no Brasil, você precisa estar muito bem preparado para controlar o seu drone, sem colocar em risco a segurança de outras pessoas e os veículos que se encontram em espaço aéreo.
Sendo assim, os órgãos responsáveis pela regulamentação da atividade são:
- A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
- A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL); e
- O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Registro na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
A ANAC diferencia os drones por aeromodelos e RPAs, sendo eles:
- Aeromodelo: aeronaves remotamente pilotadas que são de uso recreativo;
- RPA: aeronaves não tripuladas que possuem finalidade comercial ou industrial.
Desse modo, tanto um quanto o outro podem ser pilotados em áreas onde o mínimo de distância com pessoas, que não estejam de acordo com a proximidade com os VANTs, seja de 30 metros horizontais, e o operador pode pilotar apenas um drone por vez.
Outra informação muito importante aos pilotos de drones é que os mesmos possuem classes que os diferenciam por peso, o que exige categorias diferentes para cada tipo de habilitação, assim como os demais veículos.
Para conhecer melhor uma a uma, você pode acessar o site:
http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones/classes-de-drones.
Portanto, para que você entenda melhor a necessidade de cada uma das classes, junto a finalidade pretendida, confira o fluxograma que a ANAC desenvolveu para te auxiliar:
Fluxograma da ANAC
Tendo em vista os certificados necessários, realize o cadastro do seu drone do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT).
Tela do SISANT
Vá em Cadastrar novo Operador, e preencha os seus dados.
Tela de cadastro do SISTANT
Licença para drone na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)
Já na ANATEL é preciso que você homologue o seu drone e o seu controle, uma vez que ambos emitem sinais para comunicação via rádio.
Para isso, vá até o Sistema de Gestão de Certificado e Homologação (SGCH) e realize o seu auto cadastro, você terá que pagar um boleto de R$ 200,00, como taxa ao órgão federal.
Site da Anatel – Sistema de Gestão de Certificado e Homologação (SGCH)
Licença de Voo no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)
E então, junto a todos esse processo é necessário para a licença para drone o registro do seu voo no DECEA.
Sendo assim, vá até o site do SARPAS: http://servicos2.decea.gov.br/sarpas/ e fique atento às orientações e as orientações para cadastro.
Instruções para Licença para Drone
Preencha os seus dados de acordo com a finalidade pretendida e espere o até 10 dias corridos para a análise da documentação.
Lembrando que para obter todas essas licenças é preciso ser maior de 18 anos de idade e caso você opte por uso comercial o seguro é obrigatório.
Então, caso queira lucrar muito com o mercado de drones, de maneira segura e pagando o mínimo de impostos, conte com os profissionais da Master!
Com os serviços especializados de contabilidade e abertura de empresa para mercado de drones da Master Consultores você pode abrir a sua empresa de maneira efetiva e com a assessoria de quem entende as suas necessidades.
Portanto, o que me diz de marcarmos uma conversa e abrirmos a sua empresa no mercado de drone?