skip to Main Content
Mudei Para O Exterior E Quero Manter Minha Conta BancÁria No Brasil - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

MUDEI PARA O EXTERIOR E QUERO MANTER MINHA CONTA BANCÁRIA NO BRASIL

Uma dúvida recorrente para brasileiros que residem no exterior e declaram a saída definitiva para a Receita Federal é se podem manter conta bancária ou investimentos no Brasil.

Não há nada que proíba brasileiros não-residentes de possuírem valores aplicados no Brasil, desde que comuniquem a sua condição fiscal às instituições financeiras com as quais operam, como bancos ou corretoras de valores. Porém não são todos os bancos que operam com este tipo de conta, o que pode, na prática, dificultar a abertura ou conversão das contas normais em contas de não-residentes.

Para o Banco Central do Brasil as “Contas de Domiciliados no Exterior” (CDE) equiparam os correntistas brasileiros residentes fora do Brasil a qualquer cidadão estrangeiro que também resida no exterior e pretenda manter recursos em instituições financeiras em nosso país. E, desse modo, deixa os bancos brasileiros à vontade para aceitar ou não contas desse tipo, sendo que a maioria impõe uma grande burocracia e altas tarifas para disponibilizar o serviço.

Normalmente as plataformas bancárias digitais são as mais indicadas para se manter uma conta desse tipo, pois costumam cobrar tarifas menores e facilitar os trâmites de abertura e manutenção.

De um modo geral, nossa recomendação para os brasileiros que decidem deixar o país em caráter definitivo é que encerrem seu relacionamento bancário no Brasil, exceto se:

  1. tenham rendimentos no Brasil;
  2. tenham bens no Brasil e pretendam vende-los em breve;
  3. tenham necessidade de transacionar valores no Brasil, como pagamento de contas ou ajuda a familiares.

Diante deste cenário, antes de comunicar ou declarar sua saída definitiva, verifique junto ao(s) seu(s) banco(s) sobre a possibilidade e requisitos para converter sua conta para o status de “domiciliado no exterior”, de forma a se planejar e simplificar a administração do seu dinheiro.

E atenção: deixar de comunicar os bancos com os quais mantem relacionamento no Brasil sobre sua saída definitiva é arriscado! Pois o Banco Central, ao verificar a movimentação bancária rotineira, pode entender que houve o retorno ao Brasil, fazendo com que a Receita Federal anule os efeitos da Declaração de Saída e exija as declarações de Imposto de Renda retroativas aos últimos 5 anos, cobrando o eventual imposto devido pelos rendimentos recebidos no exterior neste período!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui o know-how para tratar sobre Imposto de Renda do Residente e do Não residente fiscal incluindo Expatriados

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.

Back To Top
Image (7) - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores