skip to Main Content
BACEN – O Que é E Como Funciona?

BACEN – O que é e como funciona?

Acabe com suas principais dúvidas sobre o BACEN e se mantenha distante de problemas!

Entenda como funciona e a importância da contabilidade para se manter em plena regularidade com o BACEN

Se manter em regularidade com todas as obrigações é fundamental para evitar grandes problemas, essa é uma premissa básica para qualquer empresa. 

Contudo, ao residir e empreender nos EUA, você imagina que problemas daqui do Brasil ainda possam ocorrer?

Bom, a resposta é sim, e para evitar que essa seja uma realidade, é essencial entender o funcionamento do BACEN para pessoas físicas e jurídicas com capitais brasileiros no exterior. 

BACEN – O que é? 

Antes de falar especificamente sobre essa situação, é essencial compreender o que é o BACEN. 

Se trata do Banco Central do Brasil, sendo também conhecido como BCB, sendo um órgão com plena autonomia, ou seja, não responde à outro órgão do poder público. 

Este é o órgão máximo que tem como missão administrar, monitorar e manter estável toda a economia brasileira, portanto, se relaciona com diversas entidades ligadas à economia. 

Por que entender o BACEN – Especialmente se seu objetivo é empreender nos EUA? 

Ao optar por abrir uma empresa e/ou residir em outro país, é comum ter um pensamento de que será necessário lidar apenas com a leis, órgãos e autoridades do país de destino, contudo, não é bem assim. 

Anualmente, pessoas físicas e jurídicas com capitais brasileiros no exterior, são obrigadas a declarar seus bens (imóveis, investimentos, participações societárias, etc.) para o Banco Central, através da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE). 

Dessa forma, entender que o BACEN é um órgão de grande importância e que você, mesmo sendo expatriado, tem obrigações a cumprir com ele é importante para: 

  1. Se manter em regularidade; 
  2. Evitar grandes problemas. 

Como funciona o informe de rendimentos nesse caso?

O BACEN é crucial quando se reside e se empreende no Brasil, porém, é mais simples de lidar com as obrigações aqui pela riqueza de informaçẽs disponíveis. 

Porém, quando se trata do caso de pessoas que residem e empreendem nos Estados Unidos, é essencial já ter um conhecimento prévio sobre como funciona. 

A forma como você deve informar seus investimentos na declaração anual de Capitais Brasileiros no Exterior do BACEN varia, e tudo vai depender da forma pela qual seus investimentos foram realizados: se por meio de uma pessoa jurídica ou se diretamente pela sua pessoa física.

Quando o investimento é realizado por meio de uma pessoa jurídica no exterior, ou seja, se a proprietária dos bens e direitos é a empresa, o que o investidor declara é a sua participação na mesma. 

Os imóveis, as contas bancárias e outros ativos no exterior serão declarados diretamente se, e somente se, pertencerem à pessoa física do investidor.

Mas você pode ter completa tranquilidade quanto a tudo isso!

Sem sombra de dúvidas, você não quer ter problemas com esse assunto, e para isso, é essencial ter o suporte de quem entende do assunto e realmente pode te ajudar. 

E você pode ter isso contando conosco, da Master Consultores! 

Nossa equipe é especialista em garantir que você cumpra com suas obrigações, se mantenha distante de problemas e possa focar no seu sucesso. 

Portanto, não hesite em nos contatar. Estamos sempre prontos e dispostos a te atender e sanar suas dúvidas. 

QUERO SABER TUDO SOBRE BACEN!

Back To Top
Open chat