A abertura de empresas é um marco estratégico para quem deseja empreender, seja no Brasil…
PIS/COFINS – A dama no xadrez do seu Planejamento Tributário
PIS/COFINS – A dama no xadrez do seu Planejamento Tributário
Entenda agora a relevância dos tributos PIS/COFINS para os resultados da sua empresa
Os tributos PIS/COFINS há muitos anos figuram entre os principais impostos em termos de arrecadação do Governo Federal.
Sua incidência sobre faturamento garante constante arrecadação, sendo ao mesmo tempo uma das principais causas de conflitos e dúvidas por parte dos contribuintes, em especial em relação aos créditos que podem ser aproveitados.
De forma geral, mas não exaustiva, temos:
- Regime Cumulativo: aplicado para empresas cuja forma de pagamento do imposto de renda e pelo lucro presumido, bem como para situações especiais de determinados setores, e neste caso não se toma crédito do PIS/COFINS em relação a insumos ou quaisquer outras situações. A alíquota aplicada é de 3,65% do faturamento/receitas brutas;
- Regime Não Cumulativo: aplicado para empresas que possuem forma de pagamento do imposto de renda e pelo lucro real (exceto para as atividades de determinados setores descritos em lei), utilizando-se da prerrogativa de aproveitar do crédito de PIS/COFINS das compras de insumos/produtos/importação. Aqui a alíquota é de 9,25% tanto para o faturamento/receitas brutas quanto para os créditos.
Portanto, no momento do planejamento tributário de seu negócio, quando considerar a contabilidade pelo lucro real ou presumido, considere o PIS/COFINS como impostos igualmente importantes pela sua necessidade de controle e impactos nos resultados e fluxo de caixa.
No link abaixo temos de forma mais elaborada uma explicação da aplicação dos regimes e seus detalhes. Confira:
PIS/COFINS – A dama no xadrez do seu Planejamento Tributário