A abertura de empresas é um marco estratégico para quem deseja empreender, seja no Brasil…
Você sabe o que é Lucro Real? Entenda como funciona esse regime
Guia do Lucro Real: entenda o que é e como funciona
Saiba o que é o regime tributário Lucro Real e como, de fato, ele funciona. Leia o nosso artigo e confira!
Se você deseja ser dono do seu próprio negócio ou está pensando em fazer a troca do seu regime tributário atual para o de Lucro Real é importante ler este post até o final.
Isso porque é fundamental que você conheça sobre os regimes tributários para que não escolha de maneira equivocada e acabe prejudicando a sua empresa.
Contar com a ajuda de um profissional em contabilidade é indispensável para não errar na escolha ideal de recolhimento tributário.
Elaboramos este post para que você conheça um pouco mais sobre o Lucro Real e, assim, possa fazer a melhor escolha para a sua empresa.
Lucro real: o que é?
O Lucro Real, nada mais é que um regime tributário existente no Brasil, no qual o cálculo de dois impostos têm como base o Lucro Real do negócio.
Ou seja, os valores a serem pagos pelo imposto de renda da pessoa jurídica e do imposto de contribuição social sobre o lucro líquido tem como base o Lucro Real da empresa.
Dessa forma, o empreendedor que optar por utilizar esse regime de recolhimentos precisa ter um excelente controle sobre as rendas e as despesas atribuídas ao seu negócio.
Assim será possível que o cálculo para pagamento dos tributos seja realizado com mais precisão e sem riscos de prejuízos aos cofres da empresa.
Um detalhe importante sobre esse regime e que o faz ser considerado como um dos mais justos, é que os valores dos encargos podem aumentar ou diminuir dependendo do lucro obtido.
Além disso, este regime possui alguns benefícios que podem favorecer e muito as empresas optantes por ele.
Podemos citar, por exemplo, a possibilidade do não pagamento dos tributos sobre o lucro, caso a empresa esteja passando por algum prejuízo fiscal durante o período da tributação.
Ver essa foto no Instagram
Quem pode se enquadrar no Lucro Real?
É de suma importância destacar que todas as empresas podem optar pelo enquadramento do Lucro Real.
Porém, de acordo com a legislação brasileira, existem empresas que possuem a obrigatoriedade de escolher por esse regime independente do valor da receita, são elas:
- Empresas relacionadas ao mercado financeiro (bancos, cooperativas de trabalham com crédito, empresas de seguros, entre outras);
- Empresas que tiveram algum ganho advindo do fora do seu país de origem, ou seja, valores vindos do exterior;
- Empresas que trabalham com a exploração de compras de direitos creditórios;
- Empresas que possuem algum benefício fiscal relacionado à redução ou isenção de impostos.
Além dessas categorias citadas, também possui a obrigatoriedades de enquadramento empresa com receita bruta superior a R$78 milhões.
Como já foi dito, a escolha do regime tributário é decisiva para o futuro de um negócio e precisa ser pensada com cautela e responsabilidade.
E para fazer isso da maneira correta é importante que entre em contato com o nosso time de consultores que são especializados no assunto e poderão lhe auxiliar nessa decisão tão importante.
Pois uma escolha errada pode comprometer todo o futuro da sua empresa.
Caso queira entrar em contato conosco pode fazer isso através do nosso e-mail corporativo:
Ou se preferir, nos procure via whatsapp, clicando no ícone disponível no canto da tela, e fale agora mesmo com a nossa equipe!
Ter um planejamento tributário eficiente para escolher o regime tributário ideal para minha empresa!