skip to Main Content
Saiba Como Realizar A Parametrizacao Das Tes De Entradas E Saidas Post (1) - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

Como realizar a parametrização das TES no ERP Protheus?

Saiba como realizar a parametrização das TES de forma totalmente precisa

A parametrização correta das TES pode trazer um bom rendimento para o seu processo fiscal

Realizar a parametrização da TES (Cadastro de Tipos de Entrada e Saída) é um procedimento bastante importante para a rotina do fiscal de quem utiliza o ERP Protheus.

Esse é um processo que visa facilitar o trabalho fiscal se você utiliza o Protheus, pois a parametrização de entrada e saída permite realizar o cadastro individualizado para cada tipo de operação.

Muitas pessoas que utilizam o Protheus passam por problemas relacionados à aplicação de TES, e esses problemas estão muito mais relacionados ao entendimento do conceito de TES (tipos de Entrada e Saída) do que propriamente ao processo envolvendo a aplicação e parametrização desses..

Afinal de contas, do que se trata esse tal de TES?

Como já mencionamos anteriormente, o TES significa tipos de entrada e saída e está relacionado ao ERP Protheus. É um cadastro que funciona como um funil, por onde todos os dados de pedidos passam e o sistema calcula. Isso inclui todas as entradas e saídas desde que cadastrado corretamente.

A sua parametrização gera informações necessárias para o bom entendimento fiscal e é totalmente compatível em ERP Protheus, sendo assim, a necessidade de checagem de informações corretas para o cadastro é de suma importância, pois, caso não seja feita de maneira correta, pode acarretar erros ao final do processo.

Como realizar o cadastro de TES?

Para realizar o cadastro de TES, basta realizar alguns passos simples descritos a seguir:

  1. Acessar o Menu Cadastros;
  2. Acessar a opção Tipos de Entrada e Saída;
  3. Clicar no botão Incluir.

Esse é o processo para realizar o cadastro de TES (Tipos de Entrada e Saída) e o procedimento em si não demanda maiores dificuldades, uma vez que você já se encontra bem familiarizado com o sistema. O problema maior se encontra no processo de conhecimento de cada tipo de entrada ou saída a ser cadastrado, ou, ainda, na legislação específica aplicada para cada situação, já que existem diferenças de acordo com o estado onde será aplicada cada entrada ou saída.

Abaixo, separamos alguns tópicos que podem te ajudar com o Protheus:

Falta de conhecimento fiscal pode ser um problema

A falta de conhecimento fiscal pode representar um grande problema quando se tenta realizar a parametrização do TES, isso ocorre porque não possuir o conhecimento necessário pode gerar informações imprecisas, o que pode acarretar em graves problemas no futuro, como o pagamento de juros e multas.

Conte com um especialista fiscal

Contar com quem entende do ERP Protheus e ainda tenha conhecimento fiscal pode ser determinante para a realização do processo de parametrização de TES. Ter à disposição um especialista no assunto pode te livrar de dores de cabeça no futuro.

Conte conosco, da Master

Se você deseja realizar de forma assertiva a parametrização do TES em seu ERP Protheus, conte conosco, da Master Consultores. Somos especialistas em contabilidade para empresas que usam ERP Protheus/TOTVS e podemos te ajudar no que você precisa.

Entre em contato conosco através das informações disponibilizadas em nosso website e saiba como podemos melhor ajudar você!

QUERO UMA CONTABILIDADE PARA MEU ERP PROTHEUS

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui o know-how para tratar sobre Imposto de Renda do Residente e do Não residente fiscal incluindo Expatriados

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.

Back To Top