skip to Main Content
Declaração De IR – é Preciso Realizar Sem Residir No Brasil?

Declaração de IR – é preciso realizar sem residir no Brasil?

Entenda como funciona a declaração de IR quando não se reside no Brasil!

Esclareça suas dúvidas em relação à declaração de IR sem residir no Brasil e se mantenha distante de problemas fiscais

Muitas pessoas optam por residir no exterior em algum momento da vida, contudo, morar em outro país demanda deixar todas as responsabilidades como cidadão brasilero bem resolvidas.

Dentre elas, a declaração de IR deve ser um ponto a se atentar, para garantir que nenhum problema fiscal seja gerado com a mudança de residência.

Declaração de IR – como funciona para quem reside fora do país?

Quando você opta por sair do país, precisa resolver todas as questões burocráticas no Brasil e se adequar às normas do país de destino.

Sendo assim, quando se trata da declaração de IR, que é uma obrigação anual para pessoas físicas e jurídicas, é preciso realizar um procedimento para que você não tenha problemas fiscais. 

Dessa forma, ao sair do país, é preciso acessar o site da Receita Federal e realizar o Comunicado de Saída do País, ou seja, declarar que você não está no Brasil. 

No próximo ano, o procedimento que deve ser feito é o de Declaração de Saída Definitiva do país, assim, você não terá mais a declaração do IR como uma obrigação.

Pontos de atenção ao residir em outro país!

Alguns pontos de atenção em relação à declaração de IR quando se reside em outro país são: 

  1. Realizar a declaração de saída e, posteriormente, a declaração de saída definitiva é fundamental, sendo procedimentos que podem ser feitos online
  2. Após 12 meses fora do Brasil, o quesito Não Residente no País é aplicável mesmo que você não realize o ponto anterior, tirando a obrigatoriedade de declaração de IR. Contudo, como mencionamos, ainda assim é importante realizar as declarações de saída.
  3. Facultativamente, você pode continuar contribuindo mesmo não sendo residente no país, contudo, não é uma alternativa viável, afinal, você terá que arcar com impostos no país em que reside. 
  4. É preciso comunicar às fontes pagadoras, como, por exemplo, bancos e imobiliárias, para que retenham e recolham o IR nos códigos específicos da situação de contribuinte não residente no país, caso tenha bens alugados no Brasil, por exemplo.

Esses são os 3 pontos de atenção que você deve ter, ou seja, de forma geral, ao não residir mais no Brasil, você não tem mais a obrigatoriedade de declarar rendimentos aqui.

Garanta sua regularidade!

Para não ter problemas com esse e outros aspectos que demandam atenção ao não residir mais no Brasil, contar com o suporte de especialistas é fundamental. 

E para isso, você pode contar conosco, da Master Consultores!

Somos uma equipe de profissionais contábeis especializados em Imposto de Renda e compreendemos esses aspectos referentes à mudança de país, assim, podemos te dar todo o suporte necessário para que você não tenha complicações. 

Com isso, você consegue realizar sua mudança com tranquilidade e em plena conformidade com suas obrigações.

Portanto, não hesite em nos contatar, estamos apenas aguardando o seu contato.

QUERO AJUDA PARA DECLARA IMPOSTO DE RENDA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necess