skip to Main Content
Declaração De Saída Definitiva E Declaração De Retorno - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

Declaração de Saída Definitiva e Declaração de Retorno – IRPF BRASIL

2 condições de declarações relacionadas ao Brasileiro no Exterior que somos Especialistas 

A Declaração de Saída Definitiva do IRPF, bem como a Declaração de Retorno no ano seguinte da volta ao Brasil, são situações de Declaração de Imposto de Renda a ser entregue à Receita Federal pelos brasileiros neste trânsito internacional.

Na área fiscal da pessoa física, o cruzamento de dados de diversas fontes de informações traz inúmeros problemas se não for bem gerenciado e, a saída ou retorno ao Brasil é um momento crucial de atenção!

Quem deve entregar?

Todos os cidadãos brasileiros que estiverem saindo do Brasil com a pretensão de residir no exterior por mais de 12 meses consecutivos, seja qual for o motivo: estudos, trabalho, ou simplesmente porque resolveu deixar o país em caráter permanente, entregar a Csdp – Comunicação de Saída Definitiva e a DSDP – Declaração de Saída Definitiva!

No retorno ao Brasil, a declaração anual com informação da data efetiva de retorno.

Qual o prazo de entrega?

A Declaração de Saída Definitiva deve ser entregue até o último dia útil de maio do ano seguinte ao da saída em caráter definitivo, com atenção especial à data efetiva de saída que foi comunicada na CSDP!

A Declaração do retorno segue a mesma data, que vai de março a maio do ano seguinte ao retorno efetivo.

Atenção especial  à forma e dados a serem preenchidos nestas declarações especiais lembrando que a Declaração de imposto de renda Brasileira é “universal”, ou seja, deve trazer informações de bens e renda do contribuinte em qualquer lugar do mundo!

Outros Pontos de Atenção

Bacen/Cbe

Enquanto residente fiscal no Brasil – ainda que com dupla residência fiscal, e com ativos maiores que us$ 1 milhão no exterior, há declaração chamada CBE/Banco Central a ser entregue de 15/2 a 05/4 anualmente.

Uma vez residente no exterior, mas com participação em empresas no Brasil, atenção especial ao Registro de Capital Estrangeiro no Brasil.

Ganho de Capital

Mesmo tendo realizado a Declaração de Saída Definitiva e já residente no Exterior, há regras de preenchimento e pagamento de Ganho de Capital na Alienação de bens em território Brasileiro, com condições e prazo diferenciado para o “não residente fiscal”.

ITCMD

Imposto Estadual com respectiva declaração imposta por cada Estado Brasileiro em casos de “doações e herança” de bens e valores dentro do respectivo Estado.

Acesse nossas redes:
Instagram: @master_consultores | @_saidadefinitivabr
Facebook: Master Consultores - Contabilidade e Abertura de Empresas | Saida definitiva Br

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui o know-how para tratar sobre Imposto de Renda do Residente e do Não residente fiscal incluindo Expatriados

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.

Back To Top
Image (7) - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores