skip to Main Content
Empresa De Drone – Como Abrir A Sua?

Empresa de Drone – como abrir a sua?

Começar uma empresa de drone é uma excelente oportunidade para quem deseja entrar nesse mercado com o pé direito, e com a orientação de especialistas no assunto, fica ainda mais fácil alcançar bons resultados desde o início.

Você quer ter uma empresa de drone? Sem problemas, este post foi feito para você!

O processo de abertura de uma empresa não é exatamente a tarefa mais fácil do mundo. Pelo contrário, é necessário ter o apoio e a orientação de pessoas especializadas, como contadores, por exemplo, para conseguir abrir o seu novo negócio de maneira agilizada, com todos os documentos em dia e a permissão dos órgãos responsáveis.

O primeiro passo é decidir que tipo de empresa de drone você quer abrir, já que existem várias aplicações para esse segmento, tais como:

  • Filmagens e fotografias aéreas;
  • Inspeção e Assistência Técnica;
  • Topografia;
  • Operações de Segurança e Mapeamento;
  • Agricultura de Precisão;
  • Comércio de Drones.

Entendendo o mercado

Uma empresa de drone não atende, necessariamente, quem já sabe que precisa utilizar um drone ou que pode fazê-lo para otimizar seu trabalho. Pelo contrário, por conta da tecnologia ainda ser vista como algo muito futurista, a maior parte das profissões que podem fazer uso do drone não conhecem o seu potencial. Portanto, o seu possível cliente estará mais perto do que você e ele imaginam! Dessa forma, você precisa entender qual é a demanda brasileira sobre Drones e quais as tendências para o futuro. Sem isso, ficará realmente difícil abrir a sua empresa.

Vale lembrar ainda, que normalmente você precisará de pelo menos um drone para ter um negócio. Além disso, será necessário ter algumas licenças específicas para desempenhar as atividades.

Existem 3 órgãos reguladores da atividade de drones no Brasil. São eles:

  • A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL); e
  • O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

E o Registro na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como funciona?

A ANAC diferencia os drones por aeromodelos e RPAs, sendo eles:

  • Aeromodelo: aeronaves remotamente pilotadas que são de uso recreativo;
  • RPA: aeronaves não tripuladas que possuem finalidade comercial ou industrial.

Aqui nesse link, direto da ANAC, há outras regra para a operação de um drone. Veja só!

http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones/classes-de-drones

Mas, não podemos falar sobre como abrir uma empresa de falar que documentos são necessários para começar o seu negócio, e são vários viu! Esse será o momento onde você começa a abrir o seu negócio oficialmente.

É claro que não dá pra fazer isso por conta própria. É necessário que você conte com a ajuda de um contador especializado em empresa para drone, pois somente ele poderá agilizar o processo de abertura, obtendo todos os documentos mais rápido e economizando orçamento.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Back To Top