A abertura de empresas é um marco estratégico para quem deseja empreender, seja no Brasil…
Entenda o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL
Tudo sobre o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL
Entenda de uma vez por todas como funciona o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL
Entender as formas de recolhimento dos tributos da sua empresa é de extrema importância para evitar erros e para que você aproveite melhor a tributação, tornando-a uma verdadeira aliada da boa saúde financeira da sua empresa.
No entanto, sabemos que a tributação brasileira é muito complexa, o que costuma causar muitas dúvidas nos contribuintes. Dentre essas dúvidas, uma bastante recorrente diz respeito ao recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL.
Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje para que você possa tirar suas dúvidas a respeito desse assunto. Afinal, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL.
Acompanhe!
O que é o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL?
O recolhimento por estimativa é uma forma de apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) pelo regime tributário Lucro Real, sendo esses tributos apurados anualmente e recolhidos mensalmente por estimativa, ou seja, com base em percentuais aplicados sobre a receita bruta auferida mensalmente.
Vale lembrar que o Lucro Real é um regime tributário que deve ser adotado por empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões, empresas que exercem atividades do setor financeiro, etc.
Para saber um pouco mais sobre esse regime, basta acessar os links abaixo:
- Lucro Real: entenda como saber se uma empresa é tributada por ele;
- Enquadramento Lucro Real: saiba como optar por esse enquadramento;
- Planejamento Tributário: veja como o Lucro Real pode ser vantajoso!
Agora que você já sabe o que, de fato, é o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL, é hora de saber como ele funciona, não é mesmo? Veja a seguir!
Ver essa foto no Instagram
Como funciona o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL?
Conforme o artigo 2º da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, a pessoa jurídica sujeita à tributação com base no Lucro Real poderá optar pela apuração do IRPJ e da CSLL de forma anual com o pagamento mensal destes determinado sobre a base de cálculo estimada.
Dessa forma, podemos entender que o recolhimento por estimativa funciona de forma semelhante à apuração no Lucro Presumido, tendo em vista que são aplicados percentuais de presunção sobre a receita bruta.
A base de cálculo estimada para o recolhimento do IRPJ pode ser determinada de acordo com as duas formas abaixo:
- Com base na receita bruta auferida mensalmente: nesse caso, ela é calculada mediante a aplicação de 8% sobre a receita bruta auferida mensalmente e terá percentuais que variam de 1,6% a 38,4% a depender da atividade exercida pela empresa. Essas atividades podem ser lidas na íntegra no art. 15º da Lei Nº 9.249/1995.
- Com base em balancetes mensais de suspensão ou redução: aqui, os tributos são apurados e ajustados pelas adições e exclusões previstas na legislação.
Vale ressaltar que o contribuinte poderá escolher a forma que mais seja vantajosa para a sua empresa de acordo com a sua realidade financeira. Por isso, é fundamental que as suas finanças estejam organizadas e que esse processo seja realizado com o suporte de especialistas. Conte com a Master Consultores!
Em relação ao recolhimento da CSLL, aplicam-se os mesmos critérios utilizados para o IRPJ. Contudo, vale ressaltar que, a partir de 2003, devido ao artigo 22º da Lei 10.684/2003, a base de cálculo estimada para o recolhimento da CSLL passou a corresponder a:
- 12% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, serviços hospitalares e de transporte;
- 32% para as pessoas jurídicas que exerçam as atividades a que se refere o inciso III do § 1o do art. 15 da Lei Nº 9.249/1995.
Como calcular o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL? Conte com a Master Consultores!
Para que os cálculos sejam realizados de forma devida, é necessário seguir os percentuais de alíquotas corretamente e realizar os devidos acréscimos e descontos. Dessa forma, para que todo o cálculo seja efetuado sem erros e de forma efetiva, é fundamental que você conte com o suporte de especialistas nesse tipo de operação.
Mas não se preocupe, porque nós, da Master Consultores, somos especialistas no assunto e estamos à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e prestar o suporte que você precisa para realizar o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL corretamente.
Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!
CONTE COM O SUPORTE DE ESPECIALISTAS PARA A SUA EMPRESA DO LUCRO REAL!
Summary
Article Name
Entenda o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL
Description
Leia o nosso artigo e confira tudo que você precisa saber sobre o recolhimento por estimativa do IRPJ/CSLL.
Author
marketing@masterconsultores
Publisher Name
Master Consultores
Publisher Logo