skip to Main Content
Lucro Real Entenda Como Realizar A Compensacao De Prejuizo Blog - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

Compensação de prejuízo no Lucro Real: saiba como funciona!

Tudo o que você precisa saber sobre a compensação de prejuízos no Lucro Real

Entenda, de uma vez por todas, como funciona a compensação de prejuízo e como realizar esse processo em sua empresa

O Lucro Real é um dos regimes tributários mais famosos do Brasil, principalmente pelos vários benefícios que ele apresenta para as empresas que decidem optar por ele.

Um dos principais benefícios desse regime é a possibilidade de compensação de prejuízos, o que garante um maior fôlego financeiro ao caixa das empresas.

No entanto, muitos empreendedores possuem dúvidas sobre esse assunto, não sabendo exatamente o que é essa compensação e como ela funciona. Por isso, nós, da Master Consultores, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto nas próximas linhas.

Acompanhe!

O que é a compensação de prejuízos na apuração do Lucro Real?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que, conforme o Capítulo X – Compensação de Prejuízos 2021, disponibilizado pelo governo federal, existem duas modalidades de apuração de prejuízos que podem ser apuradas pela pessoa jurídica:

a) o apurado na Demonstração do Resultado do período de apuração, conforme determinado pelo art. 187 da Lei nº 6.404, de 1976. O prejuízo apurado nessa modalidade é conhecido como prejuízo contábil ou comercial, pois é obtido por meio da escrituração comercial do contribuinte; e

b) o apurado na Demonstração do Lucro Real e registrado no Lalur (que parte do lucro líquido contábil do período mais adições menos exclusões e compensações). O prejuízo apurado nessa modalidade é conhecido como prejuízo fiscal, o qual é compensável para fins da legislação do imposto de renda.

A compensação de prejuízo se refere aos prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores. Dessa forma, esses prejuízos poderão ser compensados (abatidos) com os lucros apurados posteriormente.

Como funciona a compensação de prejuízo no Lucro Real?

A compensação de prejuízos, como já foi falado anteriormente, refere-se aos prejuízos fiscais e poderá ser realizada independente de qualquer prazo. No entanto, ela é limitada a 30% do lucro líquido antes da compensação.

É o que apresenta o artigo 203 da Instrução Normativa RFB n° 1.700/2017:

Art. 203. Para fins de determinação do lucro real, o lucro líquido, depois de ajustado pelas adições e exclusões previstas ou autorizadas pela legislação do IRPJ, poderá ser reduzido pela compensação de prejuízos fiscais respeitado o limite de 30% (trinta por cento) do referido lucro líquido ajustado.

Vale ressaltar, ainda, que esse limite não se aplica em relação aos prejuízos fiscais resultantes da exploração de atividades rurais. Além disso, a compensação poderá ser total ou parcial e em um ou mais períodos de apuração, a depender da escolha do contribuinte.

E os prejuízos fiscais não operacionais? Eles poderão ser compensados apenas com lucros da mesma natureza. Lembre-se de que prejuízos não operacionais são “os resultados decorrentes da alienação de bens e direitos do ativo não circulante imobilizado, investimento e intangível, ainda que reclassificados para o ativo circulante com a intenção de venda” (IN RFB nº 1.700, de 2017, art. 205, §1º).

Como fazer a compensação de prejuízo no Lucro Real? 

Como foi possível observar, para realizar a compensação de prejuízo, é necessário ter a sua empresa enquadrada no Lucro Real e manter a sua contabilidade organizada para que todos os prejuízos sejam escriturados e apresentados devidamente a fim de que possam ser comprovados e compensados.

Por isso, é fundamental contar com o suporte de uma empresa de contabilidade especializada em tributação pelo Lucro Real.

Conte com a Master Consultores!

Nós, da Master Consultores, estamos há mais de 20 anos no mercado prestando serviços de consultoria contábil e de terceirização das áreas contábil, escrita fiscal e folha de pagamento de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Ademais, somos especialistas em empresas enquadradas no Lucro Real, auxiliando-as na forma de apuração, no cumprimento das obrigações, no recolhimento correto dos tributos, na compensação de prejuízos e muito mais.

Então, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e para que possamos ajudá-lo a manter sua empresa saudável, lucrativa e em conformidade legal.

Gostou do artigo de hoje? Continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre o Lucro Real e confira os artigos que separamos para você:

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM O SUPORTE CERTO PARA A SUA EMPRESA DO LUCRO REAL!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui a responsabilidade técnica da área contábil, fiscal e da folha de pagamentos; em conjunto com o cliente, trabalhamos com soluções seguras e eficazes para garantir uma relação duradoura e de confiança.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.

Summary
Compensação de prejuízo no Lucro Real: saiba como funciona!
Article Name
Compensação de prejuízo no Lucro Real: saiba como funciona!
Description
Tudo o que você precisa saber sobre a compensação de prejuízos no Lucro Real. Leia o nosso artigo e confira mais informações.
Author
Publisher Name
Master Consultores
Publisher Logo
Back To Top