skip to Main Content
Ata De Reunião Anual Dos Sócios – Limite Abril - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

Ata de Reunião Anual dos Sócios – Limite abril

(Atualizado em 18/08/2022)

Nos meses de março e abril temos a obrigatoriedade da realização de Reunião Anual dos Sócios, com o objetivo de efetuar a tomada de contas da administração, deliberar sobre o Balanço Patrimonial e o Resultado Econômico, referendar a distribuição de lucros entre os sócios, designar Administradores, se necessário e ainda tratar de qualquer assunto constante da Ordem do Dia, nos termos dos artigos 1071 a 1080 do Código Civil Brasileiro.

Por que é importante cumprir essa obrigação contratual e legal?

O fato de atender às determinações legais, para evitar dúvidas futuras quanto à forma com que a empresa foi administrada, principalmente em relação a terceiros (credores comerciais e Fisco), herdeiros e sucessores. Nos dias de hoje é muito comum o Poder Judiciário responsabilizar os sócios/administradores pelas dívidas da empresa pela falta do cumprimento de requisitos legais. Dessa forma, os sócios e acionistas que não participam quotidianamente da administração da sociedade têm a oportunidade de solicitar esclarecimentos sobre as atividades da sociedade e, se for o caso, nomear novos administradores para condução dos negócios.

Em particular nos últimos anos, observamos solicitação da ata por:

– bancos (para liberação de empréstimos e financiamentos de empresas e sócios);

– financeiras (mesmo motivo acima);

– órgãos públicos e de economia mista em processos de licitação;

– juízes (em caso de litígio de sócios, solicitando inclusive dos últimos 5 anos);

– Grandes fornecedores para empresas adquirentes de estoques e ativos.

Para o cumprimento dessa obrigação legal, deverá ser lavrada e assinada a ata, pelos membros da Mesa e por sócios participantes da Reunião, a qual deverá ser registrada no Livro de Atas de Reunião e ainda apresentada ao Registro Público de Empresas Mercantis para arquivamento e averbação. Nesses casos, a reunião anual ou a assembleia geral ordinária, deverá ser realizada até o final do mês de abril do ano subsequente do exercício social encerrado.

Portanto, as providências de ordem prática a serem tomadas por sua empresa, são as seguintes:

1. Elaboração da Ata;

2. Elaboração do Cadastro Digital da Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP OU REQUERIMENTO CDT;

3. Pagamento das taxas e emolumentos e apresentação do processo na JUCESP OU CDT;

4. Acompanhamento até o deferimento da averbação e do Registro na JUCESP OU CDT.

A Master Consultores realiza este trabalho sob consulta e orçamento!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui o know-how para tratar sobre Imposto de Renda do Residente e do Não residente fiscal incluindo Expatriados

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.

Back To Top