skip to Main Content
O Que é Um VANT?

O que é um VANT?

Entenda o que é um VANT, sua relação com um drone e como essa área está abrindo novas oportunidades de negócios

O uso de aeronaves não tripuladas está se tornando cada vez mais comum e uma dúvida muito comum é sobre a diferença entre VANT e drone. Porém não será mais para você após ler esse artigo!

Nos últimos anos, observamos o surgimento de várias tecnologias diferentes, e o VANT é uma delas. 

Estar por dentro de inovações tecnológicas permite que você possa identificar formas de facilitar o seu dia a dia ou mesmo encontrar meios de empreender.

O campo das aeronaves não tripuladas tem se mostrado bastante promissor para ambos os pontos e será sobre ele – de forma específica, sobre o VANT, que iremos tratar em nosso artigo.

Então, continue conosco e ótima leitura!
Master Gif Drones - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

O que é um VANT?

VANT é a sigla para Veículo Aéreo não Tripulado, e esse é o termo adotado pela legislação brasileira para designar dispositivos que são usados com fins comerciais e que transportam algum tipo de carga útil, o qual pode ser operado remotamente e sem tripulação.

Um exemplo prático do uso de VANTS é feito pelo exército.

Para ilustrar, podemos citar o ataque realizado no início de 2020 pelos Estados Unidos contra a escolta do chefe da força especial da Guarda Revolucionária Iraniana, Qassem Soleimani, que acabou o vitimando. 

Qual a diferença entre VANT e drone?

Drone, em inglês, significa zangão, e pode ser entendido, de acordo com a legislação brasileira que regulamente o seu uso, como aeronaves não tripuladas usadas apenas para fins recreativos e como hobby.

O termo “drone” também costuma ser usado para se referir a submarinos e outros robôs que podem ser operados remotamente.

Se você quiser informações mais detalhadas quanto ao uso desses dispositivos, basta clicar aqui e acessar o comunicado de imprensa (press release) disponibilizado pela ANAC.

Já o VANT possui uso profissional ou comercial.

Quais as principais dificuldades em usar o VANT?

Por ser uma tecnologia nova, ainda está no período de absorção pelo mercado.

Dessa forma, uma das principais dificuldades é identificar outras áreas em que o seu uso possa ser implementado.

Também é necessário haver uma regulamentação mais precisa sobre o seu uso, já que atualmente existem três diferentes órgãos envolvidos na liberação de autorizações:

  • Anac;
  • Decea;
  • Anatel.

Além disso, é importante que seja difundido o ensino sobre o uso de equipamentos desse tipo, com o intuito de que, havendo crescimento na demanda, o mercado possa encontrar com facilidade profissionais capacitados para operar esses dispositivos.

Essa tecnologia abre espaço para quais tipos de negócios?

Embora seja uma tecnologia cuja aplicação precisa ser ampliada, já existem experiências com resultados positivos quanto à sua aplicação.

Dentre elas, podemos citar o uso:

Esses são exemplos de negócios nos quais você poderá empreender, além, é claro, de poder oferecer treinamentos quanto ao uso desses tipos de dispositivos.

Saiba como nós, da Master Consultores, podemos te ajudar com o seu negócio na área de aeronaves não tripuladas

Somos um escritório contábil especializado nesse segmento, podemos te ajudar no cumprimento de suas obrigações quanto ao:

…Dentre outros serviços que contribuam para garantir a conformidade tributária, legal, previdenciária e trabalhista.

Além disso, temos a expertise necessária para te ajudar a abrir sua empresa que trabalha com drones ou VANTS com segurança, agilidade, alinhada com as suas estratégias e em plena conformidade legal.

Quer saber como isso é possível?

Entre em contato com a gente que vamos te explicar!

QUERO OBTER SUCESSO NO MERCADO DE DRONES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

<