A compreensão das obrigações fiscais, especialmente a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF),…
Planejamento tributário e planejamento do negócio para 2024
Saiba mais sobre o Planejamento tributário e planejamento do negócio para 2024
Reunimos informações importantes, as quais vão ajudar você a entender mais sobre o Planejamento tributário, orçamento e planejamento do negócio para 2024
Neste período final do ano de 2023 orientamos as empresas e gestores para realizar um planejamento do seu negócio para o ano de 2024 incluindo neste planejamento, ” o planejamento tributário” e também o “orçamento” para o próximo ano.
O planejamento do negócio é fundamental para se determinar ações na área administrativa, recursos humanos, compras, estoques, análise de contas a receber e contas a pagar, posição do pipeline de vendas, e claro, uma revisão natural de como foi o negócio até aqui.
Na questão orçamentária é fundamental que os itens acima sejam considerados, pois é extremamente comum se realizar um orçamento sem considerar as variações em itens como novas admissões e ou rescisões de pessoal, compras efetivas para o estoque sem avaliação de quais mercadorias tiveram maior ou menor giro, bem como fazer a avaliação do contas a pagar e contas a receber em relação a descontos efetuados e posição de pagamentos em relação a clientes versus fornecedores para verificar se não há descasamento nesta balança, e, sempre a posição de vendas em relação à realidade do ano atual versus expectativas em relação aos seus potenciais clientes.
É também importante o planejamento tributário em relação ao pagamento de impostos correntes e eventuais parcelamentos, bem como em relação ao regime tributário em que a empresa se encontra, lembrando que aqui no Brasil temos:
– o regime do Simples Nacional;
– do Lucro Presumido;
– e do Lucro Real.
Estes regimes trazem diferenças importantes entre si, sendo que a vantagem de um para empresas que tenham suas vendas e controles de custos e despesas bem acertados, pode não ser vantajosa para empresas de um mesmo setor mas que tenham uma relação de vendas e custos em um momento que não esteja 100% controlado. Regimes como o do simples nacional a depender da tabela onde a empresa possa se encaixar tem a vantagem do custo da folha de pagamento em relação à previdência social. Por outro lado é sempre importante lembrar que este regime, uma vez que se trata de unificação de impostos, tem o seu vencimento do tributo em uma só data contemplando todos os impostos dentro de si, o que pode ser desvantajoso em relação a um regime como o do lucro presumido ou lucro real onde os impostos têm datas diferentes de pagamento, permitindo a empresa em momentos de caixa desafiadores, fazer opções.
Por fim, temos também o lucro real tanto para empresas que estejam num momento de resultados negativos, seja por conta de investimento ou outros, mas que, em comum, tenham um efetivo controle de sua situação financeira sem haver mistura de caixa entre valores da empresa e valores de sócios. Isto porque o regime do lucro real permite em relação ao PIS e Cofins tomar crédito de compras e insumos bem como em momentos em que haja pela contabilidade da empresa, apresentando um valor negativo de resultado, a suspensão de pagamento do imposto de renda e contribuição social.
Portanto, neste momento em que 2024 se aproxima é fundamental analisar e preparar o seu planejamento do negócio com o orçamento e o planejamento tributário.
A master consultores como empresa de contabilidade e consultoria com 25 anos de existência pode auxiliar neste processo.