Aspectos relevantes na venda de bens no Brasil por não-Residentes: Um guia detalhado Neste guia,…
O que é uma Holding? E quais os 2 tipos de holding existentes no Brasil
Saiba agora quais são os 2 tipos de holding existentes no Brasil
A holding é um modelo de sociedade que administra outra empresa e, a forma com que ela fornece esse auxílio é controlando a maioria dos bens, imóveis, e também, participando no capital social e apreensão de quotas de outras companhias.
O nome holding vem justamente do verbo “to hold” do inglês, então sua tradução literal seria “segurar”, “segurando”.
Dentre as vantagens que a holding pode oferecer quando participa de outras sociedades, podemos incluir:
- titularização de bens e direitos;
- fortalecimento do grupo empresarial e sua imagem;
- economia fiscal;
- melhor rendimento financeiro;
- redução de custos;
- prevenção de conflitos; e
- planejamento sucessório.
Existem diversos tipos de holding, e eles se diferenciam por conta da finalidade, tipo societário e organizacional de cada uma delas.
Sabemos que você já pode ter ouvido falar da holding administrativa, holding familiar, holding de participação e holding patrimonial, mas, fundamentalmente, elas se desmembraram de dois tipos essenciais:
Holding pura e holding simples.
Holding pura
A holding pura tem como função cuidar apenas do capital social das empresas que controla, ou seja, ela se restringe apenas em administrar e auxiliar.
Ela pode contribuir para essas instituições por meio de orientação nas decisões que serão tomadas, para a política operativa, e por último mas não menos importante, pode patrocinar essa atividade.
Holding mista
Em relação à primeira, a holding mista é muito mais popular em nosso país, e podemos supor que isso tenha relação com o número de atividades que podem ser desempenhadas por esse modelo de holding.
A holding mista, além de administrar e cuidar do capital social das empresas vinculadas, como a holding pura, também pode realizar a exploração de atividade empresarial.
Poderão ser realizados principalmente serviços de ordem civil e comercial, porém nunca de segmento industrial.
Além disso, um holding mista pode oferecer seus serviços para uma empresa que não esteja vinculada à sua rede, o que possibilita mais resultados positivos para ela.