skip to Main Content
Saiba Como Realizar A Parametrizacao Das Tes De Entradas E Saidas Post (1) - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

Como realizar a parametrização das TES no ERP Protheus?

Saiba como realizar a parametrização das TES de forma totalmente precisa

A parametrização correta das TES pode trazer um bom rendimento para o seu processo fiscal

Realizar a parametrização da TES (Cadastro de Tipos de Entrada e Saída) é um procedimento bastante importante para a rotina do fiscal de quem utiliza o ERP Protheus.

Esse é um processo que visa facilitar o trabalho fiscal se você utiliza o Protheus, pois a parametrização de entrada e saída permite realizar o cadastro individualizado para cada tipo de operação.

Muitas pessoas que utilizam o Protheus passam por problemas relacionados à aplicação de TES, e esses problemas estão muito mais relacionados ao entendimento do conceito de TES (tipos de Entrada e Saída) do que propriamente ao processo envolvendo a aplicação e parametrização desses..

Afinal de contas, do que se trata esse tal de TES?

Como já mencionamos anteriormente, o TES significa tipos de entrada e saída e está relacionado ao ERP Protheus. É um cadastro que funciona como um funil, por onde todos os dados de pedidos passam e o sistema calcula. Isso inclui todas as entradas e saídas desde que cadastrado corretamente.

A sua parametrização gera informações necessárias para o bom entendimento fiscal e é totalmente compatível em ERP Protheus, sendo assim, a necessidade de checagem de informações corretas para o cadastro é de suma importância, pois, caso não seja feita de maneira correta, pode acarretar erros ao final do processo.

Como realizar o cadastro de TES?

Para realizar o cadastro de TES, basta realizar alguns passos simples descritos a seguir:

  1. Acessar o Menu Cadastros;
  2. Acessar a opção Tipos de Entrada e Saída;
  3. Clicar no botão Incluir.

Esse é o processo para realizar o cadastro de TES (Tipos de Entrada e Saída) e o procedimento em si não demanda maiores dificuldades, uma vez que você já se encontra bem familiarizado com o sistema. O problema maior se encontra no processo de conhecimento de cada tipo de entrada ou saída a ser cadastrado, ou, ainda, na legislação específica aplicada para cada situação, já que existem diferenças de acordo com o estado onde será aplicada cada entrada ou saída.

Abaixo, separamos alguns tópicos que podem te ajudar com o Protheus:

Falta de conhecimento fiscal pode ser um problema

A falta de conhecimento fiscal pode representar um grande problema quando se tenta realizar a parametrização do TES, isso ocorre porque não possuir o conhecimento necessário pode gerar informações imprecisas, o que pode acarretar em graves problemas no futuro, como o pagamento de juros e multas.

Conte com um especialista fiscal

Contar com quem entende do ERP Protheus e ainda tenha conhecimento fiscal pode ser determinante para a realização do processo de parametrização de TES. Ter à disposição um especialista no assunto pode te livrar de dores de cabeça no futuro.

Conte conosco, da Master

Se você deseja realizar de forma assertiva a parametrização do TES em seu ERP Protheus, conte conosco, da Master Consultores. Somos especialistas em contabilidade para empresas que usam ERP Protheus/TOTVS e podemos te ajudar no que você precisa.

Entre em contato conosco através das informações disponibilizadas em nosso website e saiba como podemos melhor ajudar você!

QUERO UMA CONTABILIDADE PARA MEU ERP PROTHEUS

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui a responsabilidade técnica da área contábil, fiscal e da folha de pagamentos; em conjunto com o cliente, trabalhamos com soluções seguras e eficazes para garantir uma relação duradoura e de confiança.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.

Back To Top