A constituição de uma holding familiar vai muito além de estratégias de economia de impostos…
Contrato social de holding – Qual a importância e como elaborar o seu?
Se você tem alguma dúvida sobre como adquirir seu contrato social de holding, pode ficar tranquilo! Confira agora algumas informações fundamentais que te ajudarão a entender completamente esse documento!
O contrato social de holding certamente é um dos documentos mais importantes para que sua empresa esteja dentro das exigências, mas é muito comum que os empresários não compreendam o tamanho de sua relevância.
Você sabe tudo o que precisa para elaborar o seu? Vamos descobrir!
“Para iniciar a nossa conversa, o que é um contrato social?”
Todo documento burocrático pode acabar se tornando uma charada quando não é bem definido, mas estamos aqui para facilitar a sua compreensão!
Para simplificar seu processo de entendimento, podemos definir o contrato social em poucas palavras:
O contrato social pode ser comparado com uma certidão de nascimento, porém de pessoas jurídicas.
Sendo assim, são expostas algumas informações cruciais sobre sua holding, informações que serão apresentadas no decorrer desse post.
Mas antes de entender o processo de elaboração do seu contrato social, é preciso ter em mente sua importância e função dentre todas as burocracias exigidas.
O que inicialmente parecia ser um bicho de sete cabeças pode ser desmembrado com facilidade, a fim de proporcionar o seu melhor desenvolvimento.
“Agora me diz, esse documento é importante mesmo?”
Sim, o contrato social de holding é extremamente importante, afinal, além de legitimar sua existência e definir o conjunto de regras que envolve sua empresa, ele é importante para entregar todas as informações de forma correta.
Quem não quer evitar problemas com a legislação, não é mesmo?
Para isso, toda atenção é pouca, todas as informações devem ser entregues de forma coerente com a realidade, e quando falamos em informações, tratamos de uma série de detalhes.
“Certo, e quais são esses detalhes e informações que devem ser apresentadas?”
Pode ficar tranquilo, querido empresário, nós temos a resposta!
Apesar de serem muitas as informações que devem ser incluídas no seu contrato social de holding, podemos te apresentá-las de forma organizada a fim de facilitar seu processo de criação.
Está preparado? Vamos lá!
Entre as informações que você precisará expor em seu contrato social de holding, podemos mencionar:
- identificação completa de cada sócio ligado ao negócio, incluindo nome, endereço, função dentro da empresa e outros;
- atividades desempenhadas pela empresa, sendo serviço ou produto;
- modelo de empresa, podendo ser Sociedade Anônima (S/A) ou Sociedade Limitada (Ltda.);
- indicação do Pró-Labore; e por fim
- deliberações.
É importante mencionar que esse contrato poderá ser alterado após o seu registro, caso existam alterações por parte de suas informações.
Além disso, o direcionamento específico do seu contrato social de holding pode variar de acordo com o seu segmento, por exemplo, se sua empresa é uma holding familiar ou patrimonial.
Agora que você já sabe os pontos cruciais do contrato social de holding, pode elaborar o seu!
Importante lembrar que caso seja necessário, pode haver a contratação de um profissional para te orientar na elaboração do documento, mas não se esqueça de fornecer todas as informações indispensáveis!