skip to Main Content

Informações e Procedimentos para encerramento das Demonstrações Contábeis de 2018

Para o encerramento do ano de 2018, listamos abaixo pontos importantes peculiares a cada empresa, que necessitam de avaliação rigorosa da GESTÃO e retornos para a nossa Contabilidade, para que possamos finalizar o balanço do ano com as demonstrações contábeis – Balanço/DRE/DFC/DMPL, que representam a realidade da Empresa.

Caixa, Bancos: liquidação de pendencias enviadas mensalmente pela contabilidade em relação a  documentos/comprovações ausentes;

Aplicações Financeiras: providencias junto a instituições financeiras no sentido de agilizar informações de aplicações, conferir com seus controles internos – caso necessário;

Clientes a receber: verificação de saldos reais; indicação especifica e por escrito de problemas em recebimentos que necessitem constituir “provisão de devedores duvidosos- pdd”;

Adiantamentos diversos: real situação através dos controles internos de valores em poder de terceiros e eventual levantamento para prestação de contas;

Adiantamentos de lucros a sócios: checar e enviar-nos um “de acordo” para a transformação destes em valores a distribuir “versus” os lucros finais/anos anteriores;

Estoques: levantamento e apontamento, preferencialmente com contagem física de itens / avaliação da necessidade de “ajuste a valor presente;

Ativos Fixos: conferencia dos itens lançados e envio de eventuais bens não enviados para a  contabilização; avaliação de necessidade de levantar laudos com fins de encontrar o valor atual de bens .Tal laudo assinado pode ser encomendado à especialistas do setor do bem ( Imóvel = corretores imobiliários, Automóveis =  tabela FIPE, Aeronaves e Embarcações = empresas especializadas em sua venda) e deve ser assinado pelos mesmos e pela empresa, para que possamos atualizar este valor no balanço;

Fornecedores: avaliar os saldos contábeis “x”  os saldos internos (avaliar a necessidade de envio de compras; serviços tomados / contratos assumidos para constituição de provisões de pagamentos futuros; fechamento de cambio nas operações com exterior;

Provisões de passivos tributários: avaliação dos saldos contábeis em relação a impostos em aberto “além da provisão mensal” que representem impostos/encargos em atraso, afim de tomada de decisão de sanar os eventuais passivos à vista ou através de parcelamento;

Contingências: avaliar com advogados, situações de ações (trabalhistas, fiscais, societárias, comerciais) que possam trazer onerações futuras para a Empresa, no sentido de suas probabilidades, afim de constituir provisões para estas;

Adiantamentos para aumento de capital: AFAC (verificação dos saldos registrados para esta finalidade, e indicação para a Contabilidade no sentido de transformação do valor em Capital Social definitivamente);

Contrato de Mútuo: Nas operações de empréstimos entre empresas/sócios é imprescindível que o contrato reúna informações, como: o valor do mútuo (aporte), a qualificação das partes, o prazo de devolução, entre outras cláusulas, tais como, os juros acordados. Se não for feito, a Receita Federal pode entender que se trata de pagamento de pró-labore ou omissão de receita..
Sem o contrato de mútuo, todos os registros de contabilidade ficam comprometidos, uma vez que não será possível comprovar o empréstimo por parte de outras empresas.

Destinação de lucros: avaliação e informação escrita para a contabilidade, da destinação dos lucros para fins de contabilização – lembrando que a atual legislação exige a destinação dos lucros realizados.. seja para capital…distribuição a sócios;

– Cálculos de preços de transferência: Em casos de ligação societária com o exterior, ao fazer transações com estas coligadas, a empresa deverá proceder ao cálculo dos preços de transferência com empresas especializadas e informar a nossa contabilidade os resultados desta apuração para fins de avaliação do impacto no cálculo de imposto de renda e contribuição social;

Com a instituição da norma contábil denominada ITG-1000, após o fechamento do ano, nos primeiros 3 meses do ano seguinte, faremos contato para tratar da “carta da administração” que passa a ser enviada pela Empresa à Contabilidade, bem como, das “notas explicativas” que deveremos fazer ao encerrar o Balanço, motivo pelo qual solicitamos atenção aos pontos acima.

A Master Consultores está a disposição para auxiliá-los nas eventuais dúvidas.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui o know-how para tratar sobre Imposto de Renda do Residente e do Não residente fiscal incluindo Expatriados

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.

Back To Top