skip to Main Content
Como Declarar IR Para Expatriado?

Como declarar IR para expatriado?

Entenda o que é preciso para declarar IR para expatriado e se manter em regularidade!

Saiba como evitar complicações ao declarar IR para expatriado e tenha êxito no seu objetivo!

Quando pessoas físicas têm a oportunidade de atuar profissionalmente nos EUA por um longo período de tempo, precisam estar em condições de expatriadas. 

Nessa condição, surge uma dúvida: como ficam as obrigações fiscais que precisam ser cumpridas?

Essa é uma dúvida muito comum, especialmente em relação ao Imposto de Renda Pessoa Física. Por isso, preparamos esse artigo para explicar como funciona o IR para expatriado e sanar todas as suas questões.

IR para expatriado – como funciona? 

Todas as pessoas físicas que se enquadram dentro dos requisitos de obrigatoriedade para o pagamento do IR, sabem que essa é uma obrigação muito importante, para que não tenham problemas com a Receita Federal brasileira. 

Dessa forma, é comum e válido ter essa preocupação, em como se manter em dia com essa questão ao estar em situação de residente em outro país. 

É importante ressaltar que só existem mudanças quando você reside por mais de 1 ano em outro país, isto é, se for um tempo inferior, deverá declarar normalmente de acordo com as normas do IRPF. 

O que é preciso para declarar IR para expatriado?

Tendo entendido isso, vamos falar sobre o que é preciso para que você, em situação de expatriado, mantenha a sua conformidade com o Imposto de Renda.

Todos os pontos que abordaremos são os centrais, que irão permitir que você esteja em condição de expatriado em completa regularidade.

Declaração de saída definitiva

Ao estar na condição de expatriado, o primeiro ponto importante é a Declaração de Saída Definitiva do Brasil. 

Quando você preenche essa declaração e apresenta na Receita Federal, se encerram as suas obrigações fiscais com a RF, até que você retorne definitivamente para o Brasil. 

Regularização com o IR

Para não ter problemas com o IR, basta sair do país com toda a sua situação regularizada.

Para tanto, os passos são: realizar a sua declaração de Imposto de Renda, apresentar a Declaração de Saída Definitiva do País e, a partir disso, você estará em conformidade com as questões que haviam no Brasil.

Cumprimento das obrigações dos EUA 

Por fim, ao cumprir com os pontos que mencionamos anteriormente, você terá a obrigação de cumprir com as exigências dos Estados Unidos, ou seja, com os impostos cobrados no exterior. 

Muitas empresas oferecem todo o suporte para que você se mantenha em dia com essas obrigações, afinal, é de interesse delas que você não tenha problemas fiscais que possam prejudicar o seu trabalho, visto etc.

Conte com quem pode te ajudar!

Para não ter nenhum tipo de problema com essa questão, ter o suporte de especialistas é de extrema importância, garantindo que tudo está bem resolvido e que problemas fiscais não irão lhe acometer. 

Para tal, conte conosco, da Master Consultores!

Nossa equipe está preparada para entender e atender às suas necessidades da melhor forma possível, buscando promover a tranquilidade e conformidade que você precisa. 

Para isso, basta entrar em contato conosco agora mesmo!
QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Master Consultores.

Nosso time possui a responsabilidade técnica da área contábil, fiscal e da folha de pagamentos; em conjunto com o cliente, trabalhamos com soluções seguras e eficazes para garantir uma relação duradoura e de confiança.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar as ferramentas de chats nos cantos inferiores.