skip to Main Content
Saída Definitiva: E Agora, Meu CPF Vai Ser Cancelado?

Saída Definitiva: E Agora, Meu CPF Vai Ser Cancelado?

Entenda tudo o que sempre procurou em relação à saída definitiva mas nunca achou em nenhum outro lugar!

O Brasil é um país tão burocrático que, até mesmo para deixá-lo e começar uma nova vida, é preciso, antes, cair na enorme rede de dificuldades que todos já conhecemos.

Então, visto a enorme quantidade de empecilhos apresentados, muitas pessoas acabam se deparando com perguntas que, muitas vezes, causam tanto medo que as fazem desistir de viver um grande sonho. 

Sendo assim, hoje, viemos responder a você tudo o que sempre se perguntou sobre saída definitiva mas ninguém nunca foi capaz de esclarecer para você!

Boa leitura! 
Master Gif Expatriacao - Contabilidade na lapa - SP | Master Consultores

O Que É Saída Definitiva?

Em aspectos gerais, a saída definitiva do país se caracteriza pela opção de uma pessoa de deixar para trás a sua terra natal de maneira efetiva e definitiva, fazendo, dessa forma, com que seja considerada “não residente”.

Para além disso, é necessário compreender que, antes de deixar o país, é primordial fazer o estudo da localização para onde há a pretensão de mudança, assim como o entendimento sobre questões culturais, para que, assim, seja possível a plena adaptação ao país onde se deseja viver.

Dessa maneira, em caso de saída definitiva, há ainda a necessidade da emissão da Declaração de Saída Definitiva – mas se você não sabe o que é isso ou não entende como funciona, não precisa se preocupar, a gente já vai explicar tudo para você!

O Que É A Declaração De Saída Definitiva? Quem Deve Entregar?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a Declaração de Saída Definitiva do País é muito mais do que um simples documento comprobatório quanto à sua saída do Brasil. Este documento representa a segurança quantos aos laços que você deixará para trás, como, por exemplo, investimentos financeiros ou em imóveis. 

Visto isso, assim como é perceptível, além da obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Saída Definitiva para todas as pessoas físicas, ainda há a importância para manter-se em dia com as obrigações fiscais enquanto cidadão brasileiro mesmo em casos onde haja a posição de “não residente”.

Sendo assim, o documento de saída definitiva representa, em suma, a saída fiscal de uma pessoa, visto que, a partir do momento em que se ausentar de maneira permanente, esta estará sujeita às tributações em bases universais.

Meu CPF Vai Ser Cancelado?

Se o seu grande medo é em relação ao cancelamento do CPF no caso de saída definitiva, queremos dizer que pode se manter muito tranquilo! 

A Receita Federal não cancela o CPF quando o cidadão deixa o país e ele poderá ser utilizado normalmente desde que não haja nenhum tipo de restrição e, após entregar a Comunicação de Saída Definitiva e deixar o país, o contribuinte será mantido como “não residente”.

Visto isso, lembre-se que este tipo de declaração demanda muito conhecimento técnico e, caso não seja entregue no prazo ou da forma correta, poderá acarretar em multas que recairão diretamente sobre você. 

Dessa maneira, é imprescindível ter o apoio de quem conhece este tipo de burocracia e saiba o melhor caminho para te manter distante de problemas.

Então, caso precise fazer a sua Declaração de Saída Definitiva do país, entre em contato conosco! Será um enorme prazer poder ajudar!  

QUERO SABER TUDO A RESPEITO DA SAÍDA DEFINITIVA!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Leia nosso artigo e entenda tudo o que sempre procurou em relação à saída definitiva mas nunca achou em nenhum outro lugar!
Article Name
Leia nosso artigo e entenda tudo o que sempre procurou em relação à saída definitiva mas nunca achou em nenhum outro lugar!
Description
Leia nosso artigo e entenda tudo o que sempre procurou em relação à saída definitiva mas nunca achou em nenhum outro lugar!
Author
Publisher Name
Master
Publisher Logo